O Desafio De Um Casamento Feliz

Construir um projeto de vida conjugal que vale a pena, sempre foi o grande desafio dos que decidem casar-se, principalmente nos dias atuais. Diante desta constatação, é imprescindível entender que não basta sonhar, é preciso investir na realização do sonho, e isso implica em renúncia, dedicação, coragem, sacrifício, determinação, paciência e muito trabalho. Você já ouviu dizer que o sucesso não é automático, não ocorre por acaso? Em qualquer área da vida, o “sucesso” tem seu preço.

 

O atleta para chegar ao pódio em uma olimpíada, precisa pagar um alto preço nos anos que antecedem a competição, pelo contrário, será mais um entre muitos que nunca vencem. Casamento bem sucedido e feliz, depende do quanto os dois investem no relacionamento. A infelicidade na vida conjugal, quase sempre é o resultado do não investimento naquilo que realmente é importante, é a falta de compromisso com prioridades bem ordenadas.

 

Vivemos em um tempo da banalização do compromisso a longo prazo, e isso tem contribuído para o enfraquecimento do casamento como instituição, o matrimonio tornou –se apenas um contrato que pode ser cancelado a qualquer momento pelas razões mais absurdas possíveis. Diante da facilidade que se tem hoje para a separação, muitos desistem com facilidade diante das crises que surgem num casamento que tinha tudo para dar certo.

 

Ser feliz no casamento, não significa viver num paraíso, onde não há problemas, crises, tensões e lágrimas. Ninguém disse que uma vida conjugal seria sem tempos de crise. Muito pelo contrário, existe um verso que afirma que no mundo teríamos aflições e precisamos ter bom animo, ou seja, é possível ser feliz apesar das batalhas da vida.

 

A vida de qualquer pessoa casada, é o resultado das suas escolhas e decisões. A felicidade ou infelicidade se fundamenta nas escolhas que fazemos. O marido ou a esposa é feliz na proporção que vai fazendo o cônjuge feliz. Não há felicidade quando na relação de casal, prevalece o egocentrismo. Felicidade verdadeira é o resultado da felicidade do outro, que é uma projeção minha. Para ser feliz hoje e sempre, é preciso fazer o cônjuge  feliz…