Negligência Sobre Os Cuidados Com A Saúde Mental

Recebi em um grupo de whatsapp um texto maravilhoso e um alerta preciosíssimo sobre a existência da ignorância, preconceito e negligência sobre os cuidados com a saúde mental. A autora desse maravilhoso texto é Andréa Beheregaray uma amiga de profissão e compartilho com vocês...

"Sobre as crianças mortas na creche em MG, sobre o atirador dos EUA, entre outros casos, uma amiga disse algo muito pertinente: o mundo paga o preço por negligenciar a saúde mental.

Ainda existe muita ignorância e preconceito e negligência sobre os cuidados com a saúde mental. É tabu, vergonha dizer que vai ao psicólogo e ao psiquiatra. Considerado bobagem, frescura, coisa de gente fraca. Coisa de louco.

Há mais de 100 anos Freud descobriu e provou a ligação da mente sobre a doenças do corpo. Psicólogos e psiquiatras são médicos da alma. Deveríamos ter orgulho de frequentá-los. Deveríamos cuidar da saúde mental como cuidamos do corpo, malhar a mente como fanaticamente nos preocupamos em malhar o corpo.

Acho mesmo que deveríamos começar a frequentar academias de saúde mental e exibir no verão, orgulhosos, os resultados da malhação de nossa inteligência emocional.

De nada adianta tudo que você tem e é, se você não tem saúde mental. Os altos índices de suicídio estão aí para provar isso.

Psicólogo e psiquiatra é coisa de gente valente, de gente muito corajosa. Pois só os mais corajosos estão dispostos a assumir a rédeas da sua vida, a parar de culpar os outros pelas coisas ruins que lhe acontecem, a não jogar a sujeira para baixo do tapete, a serem responsáveis pelas suas escolhas e pelo enfrentamento das consequências. Coisa de louco é não saber o quanto é preciso coragem para enfrentar a si mesmo. Só os mais fortes conseguem."

 Se você não se acha forte o suficiente para encarar os problemas e as circunstâncias da vida , um psicólogo e/ou um psiquiatra podem te ajudar. Te fortalecendo e ensinando a ter autocontrole sobre suas decisões.

Desejo sucesso e me coloco a sua disposição...